COMANDOS PARA PROBLEMAS DE REDE
Todos os comandos mostrados a seguir devem ser digitados no Prompt de Comando do Windows 10. Essa ferramenta permite operar e monitorar boa parte das funções do seu computador por linhas de comando, algo especialmente útil quando o assunto é o endereçamento de IP e o diagnóstico do status da conexão de rede.
Iniciar >> Executar >> CMD >> Executar como administrador >> “comando”
ipconfig
O ipconfig mostra as configurações de endereçamento dos IPs no Windows, incluindo o atual endereço da sua máquina, máscara de sub-rede, gateway padrão e sufixo de DNS específico da conexão.
Digite o comando: ipconfig /all
Atualizando as configurações de IP com o ipconfig:
Caso a sua conexão esteja apresentando algum erro no endereçamento de IP, você pode fazer a renovação das concessões com mais um parâmetro do comando ipconfig.
Digite o comando: ipconfig /release e depois digite o comando: ipconfig /renew
Atualizando as configurações de DNS com o ipconfig
O DNS é o serviço responsável por traduzir os endereços que digitamos nos navegadores em códigos numéricos de IP, nos levando até os sites e serviços desejados. Para renovar as entradas de cache DNS da sua conexão com o ipconfig:
Digite o comando: ipconfig /flushdns
tracert
O comando tracert (Trace Route) é útil para diagnosticar se o computador está recebendo uma resposta a partir de um endereço de IP ou de web. Ele determina a rota para um destino enviando pacotes eco ICMP. Cada um desses pacotes carrega o TTL, ou Tempo de Vida Útil, até obter valor zero.
O comando tracert deve sempre vir acompanhado de um endereço de IP ou de uma URL.
Digite o comando: tracert www.google.com
ping
O ping é um comando utilizado para verificar se há conexão com algum endereço de IP ou URL. Ele também mede o tempo de resposta do seu computador até o destino. O teste é feito enviando pacotes eco, do mesmo modo que o tracert.
O resultado obtido é um dos mais úteis para quem pretende testar a conexão de rede, uma vez que ele mostra se houve resposta, qual o tempo para isso e também qual foi a perda de pacotes de dados ocorrida.
Digite o comando: ping www.google.com
Os parâmetros -l e -t são comumente usados com o comando ping:
ping host ou ip ou site -l 1000: Envia pacotes de 1000 bytes, por exemplo.
ping host ou ip ou site -t: Dispara até ser interrompido.
Para ver as estatísticas e continuar pressione Ctrl+Break; para parar pressione Ctrl+C.
netstat
Se você está enfrentando problemas com o endereçamento de portas ou se pretende monitorar as conexões realizadas em tempo real no Windows 10.
Digite o comando: netstat
Para ver esse tipo de informação de resumo, basta digitar netstat -e.
A partir da confirmação, o Prompt exibirá todas as conexões ativas, acompanhadas do protocolo (TCP ou UDP), endereço local, porta, endereço externo e o status da tentativa de conexão.
nslookup
O comando ativa a ferramenta Name Server Lookup, a qual mostra problemas relacionados ao seu DNS. Lembre-se de inserir nslookup sempre seguido de um endereço de IP ou URL a ser testada.
Digite o comando: nslookup www.google.com
Mais opções para testar a conexão e rede
arp: Dá acesso a tabelas de endereços de IP e MAC (Media Access Control) dos dispositivos conectados à sua máquina:
Digite o comando: arp -a host ou ip ou site
route: Exibe a tabela de roteamento dos endereços de IP:
Digite o comando: route print
pathping: Entrar no comando pathping seguido por um nome de <host> inicia o que se assemelha a um processo Tracert um pouco padrão. Uma vez concluído este processo, a ferramenta leva 150 segundos para coletar estatísticas e, em seguida, informa a latência e as estatísticas de perda de pacotes mais detalhadas do que as fornecidas pelo Ping ou pelo Tracert.
Digite o comando: pathping www.google.com